República da Arménia - перевод на русский
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

República da Arménia - перевод на русский

PAÍS NA ÁSIA OCIDENTAL
Geografia da Arménia; Mer Hayrenik; Hino nacional da Arménia; Cultura da Arménia; República da Arménia; República da Armênia; Economia da Arménia; Armenia; Relações internacionais da Armênia; Economia da Armênia; Armênia Medieval; Política da Arménia; Política da Armênia; Relações exteriores da Arménia; Cultura armênia; Religião da Armênia; Religião na Arménia; Forças Armadas da Armênia; Forças Armadas da Arménia; Culinária da Arménia; Culinária na Arménia; Relações exteriores da Armênia; Geografia da Armênia; Hino nacional da Armênia; Culinária da Armênia; Armênia medieval; Religião da Arménia; Religião na Armênia; Armênia; Haiastão; Hayastão
  • capítulo= Twenty-Seven}}</ref>
  • Guerra Russo-Persa de 1826–1828]], por [[Franz Roubaud]]
  • Presidente russo [[Vladimir Putin]] com o primeiro-ministro arménio [[Nikol Pashinyan]].

República da Arménia         
Республика Армения
República da Arménia         
Республика Армения
proclamação da república         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO
Implantação da república; Proclamação da república; Implantação da República
провозглашение республики

Определение

ИВАН-ДА-МАРЬЯ
однолетнее полупаразитное травянистое растение семейства норичниковых. Распространено в Европе. Семена ядовиты. Иван-да-Марьей называют также анютины глазки и некоторые другие растения.

Википедия

Arménia

Arménia (português europeu) ou Armênia (português brasileiro) (em arménio: Հայաստան; romaniz.: Hayastan, ou Հայք, Hayq), denominada oficialmente República da Arménia (português europeu) ou Armênia (português brasileiro) (em arménio: Հայաստանի Հանրապետություն, Hayastani Hanrapetut'yun), é um país sem costa marítima, localizado numa região montanhosa na Eurásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio, no sul do Cáucaso. Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia a norte, Azerbaijão a leste, e com o Irão e com o enclave de Naquichevão (pertencente ao Azerbaijão) ao sul. É considerado um país transcontinental, sendo que para as Nações Unidas a Arménia está localizada na Ásia Ocidental e esta classificação também é usada pela CIA no World Factbook, apesar do país ter extensas relações sociopolíticas, históricas e culturais com a Europa.

Em área, era a menor república integrante da União Soviética. A Arménia configura-se num Estado unitário, multipartidário, democrático, com uma antiga herança histórica e cultural. Historicamente, foi a primeira nação a adotar o cristianismo como religião de Estado, em 301. O país é constitucionalmente um Estado laico, tendo a fé cristã uma grande identificação com o povo. A Fé Bahá’í está presente no país desde o final do século 19 apos a chegada dos primeiros pioneiros Cavalheiros de Bahá’u’lláh.

O país é uma democracia emergente e por causa de sua posição estratégica, tenta conciliar alianças com a Rússia e com o Oriente Médio.

Entre 1915 e 1923 sofreu o que muitos historiadores consideram o primeiro genocídio do século XX, perpetrado pelo Império Otomano e negado até hoje pela República da Turquia. As mortes são estimadas em entre 600 mil e mais de 1 milhão de arménios, com a deportação atingindo milhões de outros, fazendo com que, ao final da Primeira Guerra, mais de 90% dos arménios do Império Otomano tenham desaparecido da região e muitos vestígios de sua antiga presença tenham sido eliminados. Como resultado, a Arménia tem hoje uma grande diáspora espalhada pelo mundo, composta por cerca de 7 milhões de pessoas, localizadas em mais de 100 países.

A Arménia faz parte atualmente de mais de 40 organizações internacionais, incluindo a ONU, o Conselho da Europa, Banco Asiático de Desenvolvimento, CEI, Organização Mundial do Comércio e a Organização de Cooperação Económica do Mar Negro. Por laços históricos milenares com a França, a Arménia foi integrada a região europeia da francofonia, e também é observadora do Movimento Não Alinhado. O Comitê Olímpico Nacional é filiado aos Comitês Olímpicos Europeus, o que lhe dá direito a competir em competições continentais dos mais diversos desportos pela Europa.